Gravidez mês a mês – como estamos nos desenvolvendo?
Como o bebê está interagindo com a mamãe?
Como o casal sente a gravidez?
Quantas perguntas…
Primeiro Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Físicos: Ausência da menstruação; Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Âzia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);
Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (síndrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Óvulo e Espermatozóide se encontram: Aproximadamente no 14° dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é liberado pelo ovário e se dirige ao útero através das trompas.
De seu encontro com o espermatozóide procede a gestação. Óvulo fecundado se transforma em um embrião:
Depois de aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado se implanta no útero materno e começa a ser chamado de embrião. Nesta fase, ele é formado por algumas centenas de células que serão as precursoras na formação de todos os futuros orgãos.
O início de uma vida aquática: Devidamente acomodado no útero, o embrião inicia a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbilical, que permitem que ele se adapte à vida aquática dentro do útero até o momento de seu nascimento.
Qual é o aspecto do bebê: Próximo ao final do primeiro mês, seu bebê é na verdade uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas duas próximas semanas, iniciará a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medúla), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.
Segundo Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; azia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado.
Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (síndrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Começa a formação do corpo: A partir da 5a. semana de gestação, o embrião apresenta um formato oval parecendo-se mais com um corpinho, e consegue-se perceber em uma extremidade a formação do cérebro e no resto a formação da estrutura corporal e dos membros. Um coração que bate: É neste período que o coração de seu bebê começará a bater, e começam a aparecer os delineamentos dos olhos, das orelhas, da boca e das fosas nasais. Está se formando o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem a função de envolver o feto e protegê-lo por toda a duração da gravidez. Orgãos que vão se formando: Começa a formação dos dedos, e também a definição da estrutura esquelética, inicailmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos. Inicia-se a formação do aparato genital e dos orgãos do aparelho digestivo.
Qual é o aspecto do bebê: No final deste período o feto tem aproximadamente 3 cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, e ele agora tem um aspecto mais humano.
Terceiro Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado; Aumento do apetite; Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.
Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (síndrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação; Períodos de extrema calma e serenidade.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Inicia-se a formação das pálpebras: Entre a nona e a décima semana a cabeça do feto já está bem delineada, aparecendo um tanto quanto desproporcionada em relação ao resto do corpo. Neste período se formam as pálpebras que irão proteger os globos oculares.
Um desenvolvimento rápido: Já começam a se desenvolvendo outros orgãos, o sistema circulatório e urinário já estão funcionando, os orgãos genitais já se desenvolveram e os lineamentos do rosto já estão modelados.
No final da 10a.-11a. semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardíacos e da voz. Move as mãos e os pés, e abre a boca: Os músculos e as articulações consentem ao feto fazer seus primeiros movimentos, na ponta dos dedos se visualizam as unhas, e ele começa a movimentar-se bastante suas mãozinhas e pezinhos, em contínuos movimentos de abrir e fechar. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos à sua volta..
Qual é o aspecto do bebê: Próximo ao final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, chegando a medir cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesa aproximadamente 14 a 18 gramas.
Qual é o aspecto da mamãe: Ao final do terceiro mês, sua barriga se notará muito pouco, mesmo se você já teve um aumento de peso aproximadamente de 2 quilos. Ao contrário de seus seios que devem ter aumentado bastante a ponto de você precisar aumentar a numeração de seu sutiã.
Quarto Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Cansaço; Diminuição da frequência da vontade de urinar; Diminuição ou desaparecimento da náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; O seio continua a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto provocada pelo inchaço desaparecem ou diminuem; Possíveis dores de cabeça; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Aumento do apetite; Aumento da umidade vaginal; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebê.
Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (síndrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação; Uma certa sensação de “estar fora de sintonia”, podendo às vezes fazer você se sentir atrapalhada, esquecendo das coisas, ou simplesmente sem a menor concentração no que está fazendo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você: Seu bebê faz xixi pela primeira vez: A partir da 14a. semana todos os orgãos internos do feto estão com suas estruturas principais já formadas. O figado começa a produzir o primeiro suco gástrico, e os rins iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de líquido amniótico. Começam a crescer os primeiros cabelos: Entre a 15a. e a 16a. semana, os delineamentos do rosto do bebê se definem melhor, com a formação da boca. A pele que vai se formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelinhos começam a aparecer. Como o bebê engole muito líquido amniótico, às vezes ele pode ter soluços. E também poderá ser flagrado chupando o polegar. Produz 100 células nervosas por segundo: Neste período, a produção de células nervosas inicia a se acelerar, e as estruturas muscular e óssea prosseguem em seu desenvolvimento, fazendo com que ele comece a se movimentar mais dentro do utero materno.
Qual é o aspecto do bebê: Ao final do 4° mês, o bebê em média mede uns 10 a 12 centímetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 200 a 220 gramas, mas ainda não será possível se detectar no ultrasson qual o sexo do bebê.
Qual é o aspecto da mamãe: Ao final do quarto mês, você já poderá mostrar orgulhosa a sua pequena barriguinha, e para algumas gestantes é a fase em que elas conseguem sentir pela primeira vez o bebê se mexendo. Mas nem sempre isso acontece, por isso fique tranquila se ainda você não sentir nada… logo logo você vai sentir!!!
Quinto Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Movimentos fetais (finalmente você poderá sentir seu bebê!!); Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto Aumento da pulsação (frequência cardíaca);
Emotivos: Maior estabilidade emocional, podendo de vez em quando sentir-se ainda um pouco irritada e com algumas mudanças de humor; Sentido mais amplo de aceitação da realidade de se “estar grávida”; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você Finalmente você poderá saber o sexo do bebê: Ao redor da 20a. semana, você poderá ficar conhecendo através da ecografia, se seu bebê será menina ou menino, pois o exame feito nesta fase consegue delinear os orgãos genitais com grande exatidão. É hora de começar a pensar no enxoval e na decoração do quarto do bebê!!! O bebê vai se movimentando cada vez mais: Nesta fase, a futura mamãe começará a sentir os movimentos do bebê, cada vez mais intensos. No início, a sensação é como movimentos das asas de uma borboleta dentro de seu ventre. E como ele começa a ter um maior período ativo, em certos períodos do dia, passa também por alguns períodos de repouso. Sua pele vai se definindo: A pele do bebê, nesta fase, forma a chamada “vernix caseosa” que é uma película de gordura sobre a pele que tem a finalidade de protegê-la. Começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios e as sombrancelhas, assim como os cabelos.
Qual é o aspecto do bebê: Este mês, o bebê cresce bastante, podendo aumentar até aproximadamente 25 cms. e pesar de 340 a 500 gramas. Seu corpo, neste período, já é todo bem proporcional, cabeça-tronco-membros.
Qual é o aspecto da mamãe: Em média, uma gestante deve aumentar aproximadamente 450 gramas por semana no segundo trimestre da gravidez. Ou seja, a cada mês um aumento de mais ou menos 2 quilos. Sua barriga agora já deve estar bem redondinha, seus seios poderão estar já produzindo um pouco de colostro.
Sexto Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante:
você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Movimentos fetais cada vez mais intensos; Sensação de dormência na parte baixa do ventre; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto; Aumento da pulsação (frequência cardíaca); Sensação de coceira no abdomen.
Emotivos: Maior estabilidade emocional; Uma certa ansiedade com relação ao futuro; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você Desenvolvem-se quatro sentidos: Neste mês, seu bebê começa a desenvolver quatro dos 5 sentidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver. O bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração ou os ruídos intestinais. Começam os socos e pontapés: Prepare-se… pois agora você vai começar a sentir de tudo: chutes, socos e cotoveladas farão você vibrar de emoção. Se antes você sentia um leve farfalhar, a cada semana que passa você irá sentir os movimentos de seu bebê cada vez mais intensamente. Isso porque agora seus músculos e articulações já estão bem mais firmes. Primeiras Gordurinhas: Até agora seu bebê era bem magrinho, mas nesta fase ele começa a acumular os primeiros depósitos de gordurinhas, sob a superfície da pele. Nesta fase, já é possível escutar o coração do bebê na sua consulta mensal ou com a ajuda de um estetoscópio.
Qual é o aspecto do bebê: Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente já estará assumindo a chamada posição fetal, com os joelhos próximos ao abdomen e os braços dobrados no peito.
Qual é o aspecto da mamãe: Se você estiver conseguindo controlar o aumento de peso, deverá ter aumentado uns 5 a 6 quilos, aproximadamente. Como grande parte deste ganho de peso se concentra na região do abdomen, é provável que você se sinta mais cansada e com algumas dores pelo corpo. Aproveite e leia as matérias de Terapia Corporal sobre o assunto: Cuidados e Bem-Estar com o Corpo e a Mente e Auto Massagem na Gravidez.
Sétimo Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Movimentos fetais cada vez mais intensos; Sensação de dormência na parte baixa do ventre; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Dores nas costas; Falta de ar e dificuldades para respirar; Insônia; Sensação de coceira no abdomen.
Emotivos: Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo; Sonhos e fantasias sobre o bebê;
Como seu Bebê Cresce dentro de Você Desenvolvimento Acelerado: Nesta fase seu bebê já está bem formado, o sistema nervoso está se aperfeiçoando cada vez mais, e o cérebro está tendo um desenvolvimento acelerado.
Ao final do sétimo mês, seus pulmões começam a se desenvolver e se por acaso nascesse agora, teria grandes chances e possibilidades de sobreviver. Ele sente e reage: Seu bebê durante o sétimo mês já consegue ter várias reações, como abrir e fechar os olhos e ter maior percepção da luz; distinguir entre o gosto doce e o amargo, e responder a certos estímulos com choro.
Qual é o aspecto do bebê: Ao final do sétimo mês, seu bebê terá crescido bastante, chegando a pesar de 1 a 1,3 quilo, e medindo entre 37 a 40 cm. À medida que ele cresce, vai ocupando cada vez mais espaço no útero, que começa a ficar uma casa um pouco estreita para ele.
Qual é o aspecto da mamãe: Se você continua mantendo um aumento de peso controlado, deve estar parecendo uma grávida com um barrigão bem redondo e bonito, mesmo se cada vez mais você estiver sentindo os pequenos probleminhas normais da gravidez, aproveite para ir vendo cursos de preparação ao parto e também para descansar um pouco mais.
Oitavo mês
Sintomas, sinais e sensações Importante:
você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos: Movimentos fetais fortes e regulares; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Prisão de ventre; azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Dores nas costas; Falta de ar e dificuldades para respirar; Insônia; Sensação de coceira no abdomen; Contrações de Braxton Hicks, Colostro, que pode gotejar dos seios.
Emotivos: Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo. Como seu Bebê Cresce dentro de Você Visão e Audição Desenvolvidos: O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz, e a maioria dos orgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a iris apresenta uma coloração azulada). Também a audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamãe e do papai. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos. O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos, e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Qual é o aspecto do bebê: Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas. Qual é o aspecto da mamãe: A esta altura da gravidez, você estará já sentindo as contrações de Braxton Hicks, que são contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto.
Algumas Possíveis Preocupações Falta de Ar e Dificuldades para Respirar: Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do útero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.
Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.
Preparando-se para o Parto: Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contrações, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebê, a emoção de cortar o cordão umbilical. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra e a enfermeira especialista; participou de cursos preparatórios para o parto, e aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebê, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana.
Nono Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante:
você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado. Físicos: Menor movimentação do bebê dentro do útero (devido à falta de espaço); Aumento da umidade vaginal (leucorreia), de forma mais abundante; Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo; Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo;Insônia; Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks; Colostro, que pode gotejar dos seios; Aumento ou perda do apetite.
Emotivos: Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto; Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo; Um sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim; Impaciência e Inquietação; Sonhos e fantasias sobre como será o bebê. Como seu Bebê Cresce dentro de Você Começa a ficar mais gordinho: Seu bebê neste último mês de gestação está praticamente pronto para nascer. Seu estômago e rins agora funcionam perfeitamente; seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar; seu intestino já produziu mecônio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes); seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura, e agora ele já é bem fofinho. Descansa bastante para preparar-se para o parto: A sua pele já não é mais rugosa e fina como antes, e sim macia e delicada, e seus cabelos já são um pouco compridos. Os progressos mais interessantes nesta fase são no desenvolvimento sensorial, e agora ele passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, como que se preparando para a hora do nascimento.
Qual é o aspecto do bebê: Finalmente, é hora de nascer, e seu bebê estará prontinho para chegar ao mundo. Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas, e sua altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo).
Qual é o aspecto da mamãe: Com o aproximar-se do final da gestação e com o rebaixamento do útero, você estará sentindo-se melhor, com mais facilidade para respirar, com menor pressão no estômago e com uma sensação de maior liberdade no parte de cima do seu ventre.
Você acompanhou todo o desenvolvimento gestacional, agora é só esperar para curtir este serzinho tão especial.