Eu estava numa roda de pais para discutir como educar nossos filhos sobre emoções. Conversa vai e conversa vem, quando uma mãe disse que queria trocar uma palavrinha comigo – Sono!
Ela queria saber como eu poderia ajudar seu filho de 3 anos a dormir com gentileza e sem estresse. Não pude falar sobre isso, por falta de tempo, naquele momento. Mas prometi escrever um artigo sobre isso. Aqui vai!
Já escrevi alguns artigos sobre o tema – que podem ser visualizados aqui no site. Porém, vou fazer um inédito!
Vamos considerar alguns aspectos, nem todas as famílias tem uma rotina estruturada, e, as coisas vão acontecendo ou andando conforme as situações aparecem. Outras até têm rotina, mas elas são frouxas. Vou deixar algumas dicas fundamentadas em estudos. Use-as se voce achar que vale a pena para sua família.
lembre-se, é a constância e a persistência que levam a perfeição!
1- Experimente fazer uma rotina que sinalize as crianças que a hora de dormir está chegando:
As crianças precisam de calma para se prepararem para dormir – é como se elas precisassem de um sinalizador: “olha o dia está acabando e está chegando a hora de dormir”. Como fazer isso? Comece com um banho relaxante, coloque o pijama e ofereça um ambiente calmo, tranquilo, sem excitação e com brincadeiras “leves”. Ofereça o jantar cedo, escove os dentes, conte uma histórinha, posicione a criança na cama, dê um beijo amoroso e diga que a hora de dormir chegou. Se possível, deixe um brinquedinho afetuoso da criança como apoio.
2- Promova um ambiente agradável e calmo para que seu filho durma serenamente. Voce pode deixar uma luzinha de segurança acesa, caso ele precise usar o banheiro no horário noturno ou mesmo como conforto. Arrume a cama, se possível, com roupa de cama atrativa, do tipo de super heróis favoritos, ou outro motivo que seu filho goste. Atente para a limpeza, a aeração e a temperatura do quarto. Deixe o mais confortável possível.
3- Durante o dia, se possível, reserve um momento para atividades ao ar livre. Deixe seu filho brincar, se movimentar, correr, usar os brinquedos do parque e a gastar uma boa quantidade de energia. Brincar ajuda os pequenos também a liberar endorfinas.
Promova passeios diferentes, pracinhas, parques, ruas arborizadas. Permita que seu filho sinta o vento no rosto, ouça pássaros, escute ruídos diferentes, bem como cheiro das árvores e flores. Além de ser grandes estímulos para o cérebro, essas atividades ajudam a criança a gastar energia para usar a concentração, memória e a atenção.
3- Atente para o que voce oferece de alimento ao seu filho: alguns alimentos podem dificultar o sono dos pequenos. Alimentos que contém cafeína estimulam as crianças (chocolate preto, café, chá mate e seus derivados). Alimentos muito doces, alimentos com corantes e preservativos, podem causar distúrbios nas crianças e provocarem flatulência e outros agravantes.
4- Se voce mamãe, amamenta seu filho, tome cuidado com alimentos e líquidos estimulantes, eles podem passar para seu leite e a criança ficar super estimulada (cafeína, pimentas, alho em excesso, bebidas alcólicas, cigarro) e dessa maneira impactar o sono de seu filho.
5- Sempre que possível, estimule a soneca durante o dia: um cochilinho pela manhã ou após o almoço pode fazer milagres frente a uma boa noite de sono.
6- Não vá com muita sede ao pote. Ajuste suas expectativas: as crianças pequenas nem sempre dormem a noite toda. Voce também não dá “pequenas acordadinhas” durante a noite (para se cobrir, olhar a hora, ir ao banheiro, etc)? Os pequenos também, e, com isso sua presença pode se fazer necessária para acalmá-los ou simplesmente os ajudar a dormirem novamente.
7- Informe-se sempre que possível: o que é valido para uma família pode não ser para a sua. Existem milhões de livros sobre esse tema. Observe aqueles que mais se ajustam a sua família ou a sua forma de pensar.
8- Pense na possibilidade da cama compartilhada e segura. Eu sei que esse método não é para todo mundo e nem mesmo aconselhável por muitos profissionais. Entretanto, a cama compartilhada pode ser interessante quando a família chegou a exaustão e estão a ponto de bala. É uma maneira de ganhar tempo para a próxima fase.
9- Seja compassível e aceite que seu filho é pequeno e que com o tempo as coisas tendem a melhorar. Eu sei que de início pode parecer frustrante ver o filho de sua colega dormindo a noite toda e voce indo e vindo. Tente manter uma boa rotina e higiene de sono com seu filho. Dormir também é um aprendizado!
As vezes precisamos da ajuda externa (profissional) para colocarmos em prática uma rotina de sono com os pequenos.