Oferecer a chupeta ao bebê tem sido alvo de dúvidas e críticas.
Entretanto, um estudo recente efetuado por pesquisadores da Universidade de Oregon – EUA, demonstrou que num grupo de 2.249 bebês a chupeta apontou não atrapalhar ou interferir com a amamentação.
Ela ajudou a acalmar as crianças e a estimular a sucção e o aleitamento.
Claro que nesta via, o estudo também apontou que oferecer a chupeta deve ser com parcimônia e somente quando o bebê estiver muito ansioso, choroso e em situações que nada o consola.
Antes de oferecer a chupeta, os pesquisadores indicam: tentar acalmar o bebê com afago, carinho, colinho afetuoso, mamadas em livre demanda e acima de tudo bom senso.
Neste contexto não podemos esquecer que a sucção para o bebê representa mais do que apenas uma forma determinante de ingerir um alimento, e no caso deste artigo, o leite.
A sucção é também uma forma do bebê reduzir sua ansiedade, suas angústias impensáveis e melhorar seu contato com o mundo.
Quando o bebê realiza a sucção não nutritiva no seio materno, ela está mantendo contato com a mãe, estä se acalmando das angústias impensáveis e estabelecendo com o mundo um contato amoroso e cordial. Não acredite quando alguém diz para voce que seu filho está usando seu seio como chupeta.
Ele está simplesmente dizendo para voce que não existe nada melhor no mundo para consolá-lo do que o seu seio amoroso, quentinho e acolhedor. Mesmo por que , o bebê nem sabe o que é uma chupeta.
A chupeta não faz parte do corpo humano!