Oferecer estímulo para as crianças é sempre bem vindo, principalmente quando for regado com pitadas de interação e afeto.
Nesse quesito, os livrinhos infantis podem ser uma boa ideia.
Para ficar mais fácil e nortear os melhores livros para os papais e mamães, resolvemos dividi-los por faixa etária.
* zero a seis meses
Nesse período de vida do bebê, os livros precisam ter grandes imagens e acima de tudo serem bem coloridos. A presença de textura e sons vão estimular os orgãos dos sentidos dos bebês.
Todavia, não basta o livro ser de última geração se voce não interagir com seu filhinho.
É preciso que voce conte a histórinha, dê vida aos personagens de maneira divertida, alegre e breve. Nesta fase a atenção dos bebês é rápida e passageira. logo eles se interessam por outras atividades.
*sete a doze meses
Algumas palavras são bem vindas no corpo do livro e devem estar relacionadas ao cotidiano e a realidade do bebê.
Figuras como “papai”, “mamãe”, “cachorrinho” e outras são bem divertidas e chamam a atenção dos bebês.
Apontar para as figuras, as descrever e chamar a atenção do bebê para a ação é muito legal. Poucos personagens não deixam que a criança fique confusa.
*doze meses a dezoito meses
Os bebês adoram quando os pais ou os cuidadores interpretam os personagens e imitam sons de: bichos, ranger de portas, bater palmas e etc.
*dezoito meses a vinte e quatro meses
As crianças adoram quando os pais ou cuidadores repetem suas histórias favoritas varias vezes e sempre com a mesma emoção.
Tenha paciência, pois essa é uma forma que as crianças encontram para fixar as palavras, dar asas a imaginação e fantasiar e devanear as emoções do cotidiano.
É uma forma das crianças elaborarem seus afetos, angústias e ansiedades.