Não é incomum eu ser procura por pais, principalmente mães devido a demonstração de agressividade das crianças pequenas: ” meu filho tem 2 anos e de uns tempos para cá ele tem mordido, batido e beliscado outras crianças na escola e geralmente é sem motivo.
Chama os amiguinhos de bobo e não deixa ninguém brincar em paz – preciso de ajuda – SOS terapeuta por favor”!!
Precisamos dar um desconto as crianças, pois nessa faixa etária ela ainda está desenvolvendo a linguagem,e, por isso acaba demonstrando os sentimentos por meio do choro, dos gestos e atitudes não muito politicamente corretos.
Elas também estão incorporando a noção de limites e para tanto, os testa com frequência. Isso é uma forma delas conhecerem até onde podem ir e como os adultos se comportam quando elas ultrapassam os limites.
O ideal é observar os momentos em que a criança fica estressada, enraivecida e com demonstração de agressividade e tente entender os momentos ou ocasiões que isso acontece.
Pode ser que a criança esteja tentando chamar a atenção para algo que está em desarmonia em casa, esteja tentando chamar a atenção dos pais para que eles estejam mais presentes e outros motivos não menos importantes.
Quando isso acontece, a agressividade desmedida, os responsáveis precisam estar atentos para não responder uma agressão com outra agressão, tendo em vista que atitudes agressivas retroalimentam a agressividade e reforçam o comportamento da criança.
Na hora do problema, o melhor a fazer é dizer um NÃO bem firme, com segurança e posteriormente, refletir os motivos que podem estar levando um filho a estar expressando seus sentimentos de maneira tão desorganizada.
Por outro lado, procure elogiar e valorizar os comportamentos legais da criança – dar um beijo, um abraço gostoso, reforçando o quanto voce gosta dele e que aprecia muito o bom comportamento dele.