Que história é essa de transtorno bipolar em crianças? Pode isso?
Com o intuito de facilitar o entendimento dos sintomas de uma criança pequena portadora de transtorno bipolar, resolvi transcrever uma história que me foi contada por uma mãe durante a primeira entrevista terapêutica.
Leiam com atenção a história de Jonas M. T..Jonas é uma criança muito simpática de cinco anos de idade e com um sorriso maroto e efusiastico.Ele tem uma história de comportamento tempestuoso que seguia desde a infância.
É brilhante, articulado, aprende rápido – e tão imprevisível quanto um furacão.A partir do momento que ele arrancou seu primeiro dente, ele começou a morder – frequentemente seus amiguinhos e por vezes arrancava sangue. Com cerca de dois anos de idade Jonas foi convidado a se retirar da pré-escola, pois o seu comportamento era agressivo e inadequado com as outras crianças e por vezes com as professoras.Sempre obtinha excelentes pontuações na escola, mais seu “comportamento” requeria melhorias.
É uma criança amorosa, carinhosa, mas exige que tudo seja feito na hora: geralmente grita quando é contrariado e quando furiosa, as veias do pescoço ficam salientes. O contraste do comportamento é um ponto muito evidenciado.Alguns dizem que “Jonas” é apenas um garoto, e isso é tudo. Ele vai crescer e aprender com a vida. Coloque seu filho em uma escola mais rígida e que cobre tarefas e bom comportamento.
Outros dizem que Jonas tem transtorno de déficit de atenção. E já outros mais especializados em “conselhos” de como educar filhos dizem que uma “boa surra” tudo se resolveria. E ainda tem aqueles pais que comentam: “jamais deixaria meu filho agir desse modo”.Ninguém parece disposto a considerar a ideia de que Jonas pode estar apresentando os primeiros sintomas de transtorno bipolar do humor.
Sua mãe lutou grande parte da vida contra depressão. Seu pai tem transtorno bipolar do humor. E então?Jonas, no mínimo é um grande candidato para ser bipolar.Essa é a história de Jonas. Uma história que certamente pode ser também a sua, ou mesmo de alguém que conheças. É triste, mas se Jonas obtiver tratamento precoce, menos prejuízos na vida ele carregará com sigo e com a família.
É verdade, a família sofre e se desgasta junto..Os estudos indicam que mais de 80% das crianças bipolares provêm de famílias com histórico de transtorno bipolar do humor e/ou há casos de alcoolismo em ambos os lados da família.
.Alguns sintomas das crianças podem revelar transtorno bipolar do humor:
· A ansiedade de separação (quando os pais vão trabalhar, por exemplo).
· Raivas e birras explosivas (com a duração de várias horas).
· Irritabilidade bem marcante.
· Comportamento de oposição (geralmente não aceita bem regras).
· Frequentes mudanças de humor.
· Distração.
· Hiperatividade.
· Impulsividade.
· Inquietação.
· Pensamento acelerado.
· Comportamento agressivo.
· Grandiosidade.
· Compulsão por carboidratos.
· Baixa autoestima.
· Dificuldade de levantar pela manhã.
· Ansiedade social.
· Supersensibilidade ambiental.
· Enurese (principalmente em meninos).
· Fala rápida ou pressionada.
· Comportamento Obsessivo.
· Excessivamente sonha acordado.
· Dificuldades de aprendizagem em algumas áreas do saber.
· Pobre memória de curto prazo.
· Falta de organização.
· Hipersexualidade.
· Comportamento manipulativo.
· Prepotência.
· Mentiras.
· Pensamentos suicidas.
· Destruição de bens materiais.
· Alucinações e delírios.