Acalme seu filho e viva melhor, utilizando algumas técnicas ou procedimentos para esse fim.
Mas como?
Nem sempre respirar fundo nos leva a um momento de calmaria. Imagine, então, as crianças – seres imaturos que precisam muito de nossas competências socioemocionais para ajuda-las a se acalmar.
Parece brincadeira, contudo, alguns procedimentos ou técnicas podem ser muito vantajosas, não só por poder ajudar a aliviar a tensão ou estresse do momento infantil, mas também por favorecer a descontração e a ludicidade entre a família. Acalme seu filho e viva melhor, não é apenas um título de artigo. São procedimentos ou se você preferir, “dicas” que ajudam a acalmar o sistema nervoso e por conseguinte, deixar as crianças mais calmas e aptas para ouvir o que queremos dizer (ou fazer).
Independente da técnica utilizada, todas elas visam reduzir a resposta momentânea ao estresse, e assim, avisar ao cérebro que tudo está bem e que ele pode entrar em “marcha lenta”.
Quer alguns exemplos?
- Posição invertida: é uma técnica derivada da yoga (posição de vela) ou mais conhecida como “plantar bananeira”. Pode ser empregada para crianças maiores que acham interessante fazer esse tipo de “ginastica” ou brincadeira. Essa postura ajuda a restaurar a resposta autonômica. Resposta essa relacionada ao estresse. Não precisa ficar horas assim, apenas alguns minutos. Além de acalmar, une a criança ao cuidador num momento de descontração.
- Imaginação criativa: peça para seu filho fechar os olhos e imaginar um lugar tranquilo e acolhedor. Aproveite para guia-lo para imagens que traga bem-estar e calmaria. Algo semelhante a um lindo jardim ou uma praia num belo dia de sol.
- Ofereça um copo de água fresca. Beber a água com calma oferece um tempo de pausa para a criança se acalmar e entender melhor o mundo a sua volta.
- Cante em voz alta: já ouviu dizer que quem canta seus males espanta? Estudos apontam para a liberação de endorfinas durante o canto – as pessoas se sentem bem cantando.
- Contrair e relaxar: é uma técnica muito empregada com adultos, mas que funciona bacana com as crianças. Peça para seu filho contrair os músculos das pernas por 5 segundos e depois relaxar. Faça isso com os braços, mãos, barriga, tórax, face e por aí vai. Essa atividade auxilia a “resetar” o sistema nervoso autônomo.
- Pule e rebole; coloque uma música legal para seu filho e juntos pulem e dancem por 2 minutos.
- Faça bolinhas de sabão: fazer bolinhas de sabão é semelhante a contar até 10. Ajuda as crianças a terem mais controle sobre a respiração e a estarem com sua atenção no aqui e agora.
- Tome um bom banho e esfrie a cabeça: quem nunca teve um mau dia e não sonhou com um bom banho. Crianças também respondem favoravelmente a um banho relaxante após um momento de destempero. Ofereça alguns brinquedinhos para incrementar o momento relaxante.
- Brinque de soprar uma vela: ascenda uma vela e peça para seu filho encher o peito de ar e soprar a vela. Deixe a vela um pouco distante, para que ele possa focar na respiração – na atenção plena.
- Um aquário pode ajudar: olhar a movimentação lenta das plantas e dos peixinhos trás calmaria e tranquilidade.
- Agite um pote de glitter: e observe como as partículas se movimentam lentamente. Conduza a respiração de seu filho de maneira calma e profunda.
- Corra ao redor do jardim, ao redor de uma cadeira, etc. por 5 minutos. Isso ajuda a afetar o humor de seu filho prontamente.
- Conte até 5: peça para seu filho fechar os olhos e contar até 5 de maneira pausada – inspira em 5 segundos e solta em 5 segundos. Respirar bem ajuda seu filho a olhar as coisas com outra perspectiva.
- Escreva ou desenhe sobre os sentimentos: peça para seu filho fazer um desenho de como ele está se sentindo e juntos vocês vão conversar sobre a produção.
- Abraçar: se seu filho saiu do controle, chame-o para perto e ofereça-lhe um abraço de urso, regado de palavras de conforto e de muita calmaria. O abraço ajuda a reduzir a raiva e o estresse- reduz a pressão sanguínea e aumenta os sentimentos de bem-estar
- Curta a natureza: promova um passeio a uma pracinha ou parque e deixe seu filho correr, brincar, sentir o vento e o cheiro das plantas.
- Escreva: se seu filho já souber ler e escrever estimule-o a escrever um jornal, relatando seus sentimentos, o que lhe causou raiva ou estresse e outros assuntos. Depois leiam juntos e conversem sobre.
- Nomeie as emoções: ajude seu filho a entender o que ele está sentindo nomeando junto com ele as emoções e até mesmo desenhando-as.
- Sente com seu filho em uma cadeira de balanço e desfrute do movimento repetitivo de vai e vem. O movimento remete a vida intrauterina.
- Amasse papeis: os bebês adoram esse tipo de atividade quando saem do controle. Amassar e jogar no chão é uma atividade muito relaxante para eles.
- Abra e veja o que tem: também é uma boa atividade para crianças pequenas. Embrulhe várias caixas, uma dentro da outra, e na última coloque um mimo. Parece caça ao tesouro para bebê.
- Massagem: assim como o banho, a massagem ou o toque sútil também ajuda a relaxar e a proporcionar calmaria e bem-estar.
- Role e relaxe: aproveite para rolar uma bolinha de tênis nas costas e na sola dos pés de seu filho. O relaxamento é quase imediato.
- Troque de espaço: as vezes, nós adultos, pensamos em sumir frente a uma situação estressante. Pois bem, quando seu filho estiver muito estressado, mude de cenário, vá para outro lugar com ele e emita palavras de conforto.
- Vá dar um passeio: aproveite para fazer algo que seu filho goste e fale boas palavras e procure exercitar a respiração.
- Ande de bicicleta: se possível de algumas voltas e deixe seu filho liberar energia acumulada.
- Pinte o sete: ofereça ao seu filho tinta de dedo, lápis de cor ou canetinhas coloridas para pintar uma cartolina branca, e depois, falem sobre o desenho. E aí, algumas dessas técnicas você já havia empregado com seu filho para acalmá-lo? Se sim, conte para nós sua experiência!