Nem todo adolescente é uma “seda”!
Muitos deles são combativos e rebeldes, e, negociar com eles pode ser difícil.
Antes de entendermos o contexto de “rebelde”, gostaria de trazer a tona um conceito recente, ou seja, “self-relevance” (auto-relevante). O que nada mais é do que levar em consideração as características relevantes do jovem.
Antes de aprender a lidar com um adolescente rebelde é preciso identificar os valores intrínsecos que esse indivíduo apresenta – valores que poderão fazer a diferença no seu futuro. Mas o que seriam esses valores intrínsecos?
Vou trazer a você um exemplo de como descobri um valor intrínseco pessoal – A um tempo atrás, eu estive na casa de meus pais e resolvi mexer em alguns objetos pessoais que estavam em uma caixa sobre o guarda-roupa de meu antigo quarto. Ao olhar fotos, cartinhas, bilhetes, etc. eu me deparei com uma anotação efetuada em um papel de carta. Eu deveria ter uns 10 ou 11 anos e nessa anotação eu havia escrito que eu gostaria muito de estudar para ser independente, reconhecida pelos meus pais e ganhar muito dinheiro (risos). Interessante, que nessa fase eu tinha um pé no futuro e um desejo de ser independente. Pois bem, esse era meu valor intrínseco!
Como identificar o valor intrínseco em nossos filhos?
Valor intrínseco não é uma habilidade física, do tipo, jogar volei, jogar tênis, jogar xadrez, dançar um determinado ritmo ou exercer alguma atividade artística.
Valores intrínsecos são subjetivos. Antes de entender como lidar com um adolescente rebelde, gostaria primeiro de lhes apresentar os principais valores intrínsecos que podem ser observados na maioria dos adolescentes. Caso você tenha dúvida em como identificar esse valor no seu filho, procure observa-lo na companhia de colegas, descobrir quais são os heróis de seu filho e pessoas que ele admira ou se espelha. Não levante esses dados com seu filho como se ele estivesse num interrogatório. Descubra as respostas por meio de uma conversa casual.
Agora que você tem algumas pistas, leia as descrições abaixo e procure selecionar quais valores intrínseco seu adolescente apresenta.
Admiração
Adolescentes com esse valor costumam ser atraídos por atividades onde ele chama a atenção para si; teatro, cinema, performances artísticas, monitoria acadêmica, desportismo, etc. São atividades que atraem o olhar do outro e despertam no outro admiração e vontade de ser igual a ele. É um adolescente que tem muitos admiradores, quer no âmbito social, quer nas mídias sociais. Pronto, você descobriu um valor intrínseco!
Criatividade
Adolescentes criativos gostam de fazer coisas diferentes, se destacar de maneira diferente dos demais de seu grupo e podem apreciar atividades relacionadas a matemática, fotografia, computador. Chamam muito a atenção do professor por fazerem diferente do que foi ensinado, porém de maneira correta. Esses jovens costumam se identificar com Einstein, Jobs, Luther King, Gates, entre outros.
Saúde e boa forma
Este valor intrínseco pode ser confundido com outros. O adolescente é persistente em atingir a boa forma, desenvolver o habito de se alimentar de maneira saudável, mas isso pode não representar um valor intrínseco. Parece confuso, não. Vou explicar!
Pode ser que o adolescente faça um investimento em sua saúde não para ser saudável ou levar um estilo de vida “fitness”, mas sim para receber a admiração de seus pares e consequentemente, chamar a atenção para si ou estar envolvido em alguma competição atlética.
Para o adolescente ter a saúde e a boa forma como valor intrínseco ele não leva em conta os comentários alheios quanto ao seu estilo de vida e muito menos utiliza este estilo para chamar a atenção de outrem.
Independência
A primeira vista, se olharmos, a maioria dos adolescente desejam independência e liberdade, mas poucos apresentam esse desejo como um valor intrínseco.
Os adolescentes com o valor intrínseco de independência, pouco se importam com modismos. Adotam um visual determinado por achar que é confortável e combina com sua pessoa. Apreciam começar e terminar uma coisa e raramente solicitam ajuda.
Diferentemente dos adolescentes criativos, os independentes são menos preocupados em fazer coisas diferentes. Apreciam a autonomia e a liberdade e seus representantes costumam ser pessoas com espirito rebelde.
Força
O adolescente vinculado a esse valor intrínseco valoriza a força física, o poder político e social, o poder financeiro, etc. Você percebeu que seu filho em alguma ocasião provocou bullyng na escola ou outra área de convivência? Seu filho aprecia situações onde ele quer ser o líder (chefão) e controlar os demais?
Não confunda o valor independência com força. Neste tipo de valor, o jovem deseja controlar o outro e obter admiração de seus pares. O anseio deste tipo de jovem é obter um status superior aos demais colegas. São adolescentes que têm como referência grandes empresários, governantes ou políticos.
Justiça social
Esse tipo de valor intrínseco aparece nos adolescentes que apreciam ajudar quem está em necessidade, se importam e se preocupam quando o assunto é justiça, meio ambiente, pobreza, genocídio, desastres, refugiados, doentes, etc. Podem levantar a bandeira contra alimentos transgênicos, alimentos com insumos agrícolas (fertilizantes, pesticidas) , etc. Costumam estar envolvidos em clubes ou grupos com foco em trabalhos sociais. Seus heróis podem ser premiados pelo Nobel da Paz ou representantes comunitários de forte penetração em sua comunidade.
Espiritualidade
Não é um valor intrínseco usual entre os adolescentes. Ir a igreja ou outro recinto de devoção não significa necessariamente que o jovem apresenta o valor intrínseco de espiritualidade. O valor espiritualidade tem mais a ver com o estilo de vida do jovem, suas práticas e sua forma de ver e encarar o mundo.
Sucesso
Os jovens que querem ser admirados necessariamente não estão em congruência com o sucesso, assim como o adolescente que deseja o poder. Esses dois valores estão relacionados a chamar a atenção do outro e esse outro jogar luz constantemente sobre sua pessoa.
Os adolescentes com valor intrínseco sucesso são fascinados por quebra-cabeça, jogos e resolver ou descobrir soluções para problemas difíceis. Costumam ser bons alunos e conviver com bons alunos também.
São jovens que apreciam a boa performance, se sentem orgulhosos quando resolvem um problema difícil ou quando fazem algo bem feito.
Sabedoria
São adolescentes que adoram saber como as coisas funcionam. Apreciam a leitura de livros e de navegar na internet aprendendo sobre assuntos que lhes chamam a atenção. São jovens que podem gostar muito das atividades das aulas, como também podem acha-las chatas ou entediantes.
O objetivo de apresentar esses valores intrínsecos não é uma estratégia para mudar o adolescente e sim para identificar valores que podem ser usados para modular o comportamento do adolescente rebelde.
Em vez de tentar mudar um valor intrínseco do adolescente, é melhor discutir com seu filho o que esse valor pode representar em sua vida atual e futura.
Uma vez conhecido o valor intrínseco de seu filho é preciso entender como negociar com o adolescente.
Não quero passar nenhuma receita de bolo em como criar ou educar os filhos, mas gostaria de levantar algumas formas de lidar com o adolescente rebelde.
Os adolescentes, devido a seu processo de maturação cerebral ainda imaturo, costumam ser impulsivos. Eles até podem saber o que é errado, mas ainda não têm experiência da vida. Por isso, as vezes queremos incutir algo neles positivo e a resposta é a inversa. A visão de futuro deles é muito distante e a experiência do presente é o que conta – o aqui e o agora. Falar para um menino de 12 anos que ele precisa se dedicar aos estudos para entrar numa faculdade é algo que ele até entende e percebe sua necessidade, mas o problema é o investimento. Estudar hoje para entrar na faculdade num amanhã distante.
Assim, para lidar com um adolescente rebelde leve em conta:
1- identifique o valor intrínseco
2- Pense em como passar sua mensagem para um jovem que apresenta esse valor
3- comunique nos termos do valor
Exemplo,
Adolescente com o habito de fumar maconha
Comente com seu filho que as folhas de maconha não são tão naturais como parecem. Primeiro, elas são pulverizadas com pesticidas e podem poluir o meio ambiente (justiça social) e o pior de tudo é o mal que ela faz sobre a sua saúde (saúde e boa forma). Não o bastante, algumas substâncias químicas da maconha interferem no funcionamento do cérebro, lentificando seu pensamento, reduzindo a sua motivação e pode ainda comprometer seus objetivos a curto e longo prazo (independência). Sem falar na sua perda de autonomia (força).
Parece que o diálogo com o adolescente rebelde fica mais fácil quando mostrado a ele o quanto seu comportamento interfere em seus valores intrínsecos, valores esses que quando bem dimensionados e utilizados, podem atuar de maneira muito interessante em sua vida.
Esse artigo foi baseado num texto escrito por Andy Early, pesquisadora da Universidade de Loyola Marymount – CA – EUA