Brincar de boneca ajuda a expressar as emoções
A afirmação, da terapeuta Regiane Glashan, da Unifesp, reforça a importância dessa antiga brincadeira.
Você já parou para prestar atenção em como seu filho brinca? Especialmente na brincadeira com bonecos – seja a princesa ou o super-herói –, ele expressa suas emoções de uma maneira que jamais conseguiria somente por palavras. “A brincadeira de boneca é uma forma de atenuar as angústias e ansiedades que eles não conseguem expressar verbalmente”, afirma a terapeuta de bebês, crianças e famílias Regiane Glashan, da Unifesp.
Por isso é tão importante que os pais dediquem um tempo para compartilhar desse momento com os filhos. Calma, não precisa se sentir culpado se você não consegue passar horas sentado no chão brincando de casinha. Segundo Regiane, é a qualidade do tempo que faz diferença. “Bastam 30 minutos por dia (ou mais quando possível e de maneira inteira e verdadeira). Mas precisam ser totalmente dedicados a isso, sem celular, computador ou qualquer outra distração. E quem dá o tom da brincadeira é sempre a criança, nunca o adulto”, orienta.
Ainda segundo a profissional, a criança projeta sua realidade na brincadeira de boneca. Ou, pelo menos, aquilo que ela imagina como realidade ou futuro. “Aquela boneca ou boneco pode estudar, virar uma grande profissional, pode até ir para a lua”, diz.
Observe muito
Por tudo isso, além de se divertir junto, também é muito interessante observar seu filho brincar, pois é uma forma de entender como ele lida com o mundo à sua volta. Essa é a proposta do novo projeto da Mattel, que já acontece nos Estados Unidos desde abril deste ano e acaba de chegar ao Brasil. A ideia do Barbie Project é convidar os pais a olhar para si mesmos e para a forma como os seus filhos brincam com a boneca, compartilhando com outras famílias o que descobriram ao observar este momento.
Por Fernanda Montano – atualizada em 04/09/2014
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2014/09/brincar-de-boneca-ajuda-expressar-emocoes.htm