Chama-se Cyberbullying ao ato de, intencionalmente, denegrir, ameaçar, ou humilhar alguém, através das redes sociais, ou outras plataformas virtuais. É um comportamento inaceitável e incorrecto, que não deve ser desvalorizado ou ignorado ainda que, na sua generalidade, seja protagonizado por jovens contra outros jovens.
Como agir?
Hoje deixamos alguns dicas sobre como aconselhar os seus filhos no caso destes receberem mensagens ofensivas no seu telemóvel, no seu perfil numa rede social (MySpace, Facebook, entre outros) ou quando estão jogando online:
- Nunca responder a mensagens que têm como objetivo de ofender quem as recebe, pois estará encorajando o agressor, e bloquear de imediato o remetente.
- Guardar sempre este tipo de mensagem, pois esta pode servir de prova caso o assunto assuma proporções maiores.
- Reportar o problema a pessoas que possam ajudar a resolvê-los, como os administradores dos sites onde a mensagem foi recebida; e qualquer situação ilegal deve ser denunciada às autoridades. Relatar também a situação a alguém de confiança – pais, amigos ou professores.
- Ensinar a respeitar-se a si próprio e aos outros, tentando demonstrar que estar online é bastante público e real, apesar de não parecer.
Mostre ao seu filho que a Internet é uma ótima ferramenta quer de estudo, quer de diversão, mas que tem os seus perigos e que é fácil saber como evitá-los!
Nem sempre nossos filhos conseguem ter a dimensão de seus atos, devido a sua própria imaturidade. Para tanto, eles ainda precisam da supervisão e do aconselhamento de um adulto.